Fechar
Buscar no Site

Festival Mercado das Tulhas celebra a riqueza da gastronomia maranhense

 

 

O Festival pretende valorizar o Centro Histórico e suas riquezas, como o Mercado das Tulhas

A primeira edição do Festival Mercado das Tulhas “Maranhão Danças e Festas” acontece de 28 a 30 de agosto, no Grand São Luís Hotel.

Com a proposta de vivenciar os sabores e a cultura tipicamente maranhenses, no Centro Histórico de São Luís, além de trocar saberes com professores, pesquisadores e chefs de renome nacional e internacional estarão reunidos, pela primeira vez, celebrando a diversidade e a riqueza da gastronomia maranhense.

O Festival visa incentivar a cultura, o turismo e a gastronomia do estado em um evento gratuito e aberto ao público em geral, a ser realizado na Associação Comercial do Maranhão, Grand São Luís Hotel e no Mercado das Tulhas, no Centro Histórico.

Chefs Wariwck Trinta, Júnior Ayoub, Júnior Lisboa e Rafael Bruno explicando a importância do Festival e sobre sua programação, no lançamento do Festival

Espaços

A programação acontecerá em vários espaços, como “Banquete de Palavras”, “No Balcão do Bar”, “Cozinha Show”, “Padaria Show”, “Fogo de Chão”, onde haverá debates temáticos sobre pesquisas, como as feitas nas comunidades tradicionais do interior do estado, palestras e compartilhamentos de experiências de chefs e especialistas, a partir da utilização de ingredientes como buriti, babaçu, castanha do Maranhão e outras plantas alimentícias não convencionais.

Novos roteiros gastronômicos  

Novo produto à base de castanha do Maranhão será lançado no Festival

O Festival pretende apresentar opções de novos roteiros gastronômicos, usufruindo da variedade dos biomas do Maranhão, tanto culinários, da entrada à sobremesa, quanto das paisagens naturais, almejando, o crescimento do turismo regional.

Parceiros

Com patrocínio do Grand São Luís Hotel e apoio institucional da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), recebendo deste último também suporte técnico e científico, assim como dos parceiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que realizaram ainda pesquisas e estudos, em conjunto com a AMAC, base do que será apresentado nas aulas.

Como participar

Os interessados em saber mais informações sobre o Festival podem acessar a página @amacmaranhao no Facebook e no Instagram @amac.ma ou mandar mensagem por estas redes sociais para saber como participar do evento.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens