Fechar
Buscar no Site

UNICEUMA: melhor universidade particular do Maranhão no Ranking Universitário Folha 2017

O Ranking Universitário Folha 2017 – ampla pesquisa do jornal Folha de São Paulo, que avalia a qualidade do ensino universitário no Brasil – confirmou que a Universidade Ceuma é a melhor dentre todas as instituições de ensino superior particular do Maranhão.

Em abril deste ano, o Índice Geral de Cursos (IGC), que posiciona as universidades brasileiras de acordo com o desempenho de cada curso, apontou, pelo terceiro ano consecutivo, o Ceuma, como a melhor universidade do estado.

No Ranking Folha Universitário divulgado ano passado, o UniCeuma também apareceu à frente de todas as outras instituições privadas do estado. O resultado é considerado expressivo, já que, em nível local, a instituição apenas tem à frente a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), primeira e segunda colocadas, respectivamente, que são muito mais antigas e têm bases acadêmicas consolidadas.

Outro fato a ser destacado é que a Universidade Ceuma é a única instituição acadêmica privada do estado a aparecer no ranking, que inclui 195 universidades de todas as regiões do país. A conquista só reforça o diferencial do Ceuma em relação às concorrentes, que não mereceram qualquer menção na criteriosa lista elaborada pela Folha.

O estudo avalia as universidades brasileiras levando em conta cinco critérios: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

IGC

Em abril, o IGC, índice usado pelo Ministério de Educação como indicador de qualidade do ensino superior, além de servir como parâmetro para avaliar o desempenho das instituições acadêmicas do país, apontou, pelo terceiro ano consecutivo, o Ceuma como a melhor universidade do Maranhão.

Divulgado anualmente, o IGC tem uma faixa de notas que vai de 1 a 5, e é construído com base na média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e pelos marcadores de avaliação dos programas de mestrado e doutorado da instituição. O CPC de cada curso é calculado em função da infraestrutura, corpo docente, resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e demais recursos pedagógicos que a instituição possui.

Histórico

Fundada em 1990, a Universidade Ceuma tem, atualmente, 18.560 alunos, o que representa um acréscimo de mais de 2 mil estudantes em relação ao Ranking Universitário Folha divulgado em 2016.

A instituição tem campi acadêmicos em São Luís, Imperatriz e Bacabal, onde funcionam, ao todo, 48 cursos. A relação candidato/vaga na instituição é de 4,1.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens