Fechar
Buscar no Site

OAB-MA divulga nota de Repúdio ao desrespeito às instituições

thiago diazPresidente da OAB-MA, advogado Thiago Diaz, divulga nota de Repúdio
‘às referências deselegantes e desrespeitosas dirigidas à Ordem dos Advogados do Brasil, à Suprema Corte e ao Congresso Nacional’ e reafirma o papel da Ordem na garantia dos direitos aos cidadãos:

 

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, vem a público manifestar seu mais absoluto e veemente repúdio pela maneira desrespeitosa com que foram tratadas instituições públicas e autoridades do mais alto escalão da República brasileira no exercício de sua profissão.

Esse fato tornou-se ainda mais lamentável devido às agressões verbais terem partido do atual chefe de gabinete da presidente da república Dilma Rousseff, Jacques Wagner, em diálogo com o atual ministro da Casa Civil, Luis Inácio Lula da Silva.

No que pese a possível ilegalidade da divulgação das gravações, especialmente na que traz conversa envolvendo a presidente da república, uma vez ser inaceitável que um juiz de primeiro instância viole seu sigilo e divulgue conversas suas (o que merece urgente e séria apuração de responsabilidade), o contexto destas não pode ser desprezado, uma vez que denota de forma inequívoca a grave situação pela qual passa a democracia nacional.

Em relação às referências deselegantes e desrespeitosas dirigidas à Ordem dos Advogados do Brasil, à Suprema Corte e ao Congresso Nacional, com a utilização de termos impronunciáveis, a par da perplexidade causada, por se tratar de conceitos emitidos por figura proeminente da República – chefe de gabinete da Presidência da República, atestam a precária visão que algumas figuras guardam e expressam sobre as instituições nacionais.

Por força constitucional e legal, e por imperativo histórico e social, a OAB possui missões republicanas que, no seu alcance maior, expressam os anseios da sociedade civil brasileira. Assegurar o pleno e regular funcionamento das instituições, o exercício profissional de qualquer cidadão e tratá-lo com respeito, significa dar prevalência ao Estado de Direito e contribui para uma sociedade justa.

A OAB continuará atuando contra os arbítrios e injustiças, combatendo o desrespeito, a desigualdade, a corrupção, e o lutando pelo fortalecimento da democracia.

Certos de que a República Federativa do Brasil e as instituições pátrias são maiores que qualquer crise, é impositivo cuidar para o seu regular funcionamento, sendo indispensáveis ao funcionamento do Estado Democrático de Direito.

Estamos atentos e vigilantes em favor de uma sociedade melhor e altiva, de um país verdadeiramente republicano e democrático, e de uma pátria livre da endêmica corrupção que impede nosso desenvolvimento.

Thiago Diaz

Presidente da OAB/MA”

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

3 respostas para “OAB-MA divulga nota de Repúdio ao desrespeito às instituições”

  1. lopes disse:

    Prsidente, se o Moro nao divulgasse as gravações,jamais as instituições saberiam o que essa quadrilha acha das mesmas. Portante, ao tempo em que V. Excelencia condena a atitude do Juiz Moro, nao poderia emitir parecer repudiando tais declarações dos governantes,haja vista serem estas ilegitimas, conforme a legislação vigente e seu entendimento, nao o nosso, pois como bem disse o moro, A Democracia em uma Sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo que estes busquem agir protegidos pelas sombras.

  2. Antonio Sousa disse:

    Viva Dr. Sergio Moro!!!!! o Brasil tem uma dívida impagável com esse Cidadão. Ele possibilitou conhecermos a fundo a alma PTralha.

  3. ROBSON PRADO disse:

    MESTRE LOPES DEITOU E ROLOU. PARABÉNS….RESPEITO A POSTURA DO PRESIDENTE DA OAB DO MARANHÃO MAS ESTRANHO SUA POSTURA JURIDICA. O JUIZ MORO, ALÉM DA ATITUDE CORRETA QUE TEM APOIO DA MAOIORIA DA NAÇÃO, COMO DIZ O MESTRE LOPES, DESNUDA O QUE MEMBROS DO GOVERNO DILMA PENSAM DA OAB. SE NÃO FOSSE ASSIM, TUDO FICARIA O DITO POR NÃO DITO. UMA SUGESTÃO AO PRESIDENTE DA OAB. NOSSO PAÍS PRECISA DE CHOQUES DE MORALIDADE EM TODOS OS ÂMBITOS, ASSIM, PORQUE VOSSA SENHORIA NÃO SUGERE CONCURSO PUBLICO PARA TODOS OS NÍVEIS DO ESTADO BRASILEIRO? TENS CORAGEM E OUSADIA PARA ABORDAR O ASSUNTO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens