Fechar
Buscar no Site

Cardeal Orani Tempesta celebra investidura de Fernando Bicudo como Cavaleiro do Santo Sepulcro

Na última quinta-feira, 10 de dezembro, aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória a missa solene presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, de investidura dos novos cavaleiros e damas da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém.

A Ordem Equestre do Santo Sepulcro é uma Associação Internacional de fiéis sob a administração da Santa Sé.

IMG_0334.jpg1_

Grão-Mestre, Damas e Cavaleiros da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém (FOTOS/REPRODUÇÃO: MARCELO BORGONGINO)

A Ordem é dotada de personalidade jurídica canônica . É reconhecida na França pela grande chancelaria da ” Legion d`Honneur”. O Papa Leão XIII autoriza que as damas assim condecoradas sejam chamadas de Damas do Santo Sepulcro; e aos homens é dado o grau de “Cavaleiro”.

11204914_1107232835968187_5430973666768828801_n

(FOTOS/REPRODUÇÃO: MARCELO BORGONGINO)

Entre os novos cavaleiros, o amigo,  maranhense honorário, o artista polivalente Fernando Bicudo.

O grande diretor do nosso Teatro Arthur Azevedo foi investido no grau de Cavaleiro na PONTIFÍCIA ORDEM EQUESTRE DO SANTO SEPULCRO DE JERUSALÉM, Lugar-Tenência Rio de Janeiro – Brasil.

A cerimônia de Investidura ocorreu por meio de Santa Missa Solene, presidida por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Prior da Ordem, na Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória ou Imperial Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro.

A Igreja é considerada uma das jóias da arquitetura colonial do Brasil e um dos mais característicos monumentos da cidade do Rio de Janeiro. Localizada no Outeiro da Glória, outrora chamada “Morro do Leripe” ou “Uruçumirim”, apresentava-se abrupto sobre o mar e era o local, descrito por Mem de Sá, onde se encontrava a “fortaleza de biroaçumirim…com muitos franceses e artilharia.”

O Arcebispo do Rio de janeiro, cardeal Orani Tempesta, e o novo cavaleiro do santo Sepulcro de Jerusalém, o maranhense de coração Fernando Bicudo

O Arcebispo do Rio de janeiro, cardeal Orani Tempesta, e o novo cavaleiro do santo Sepulcro de Jerusalém, o maranhense de coração Fernando Bicudo (FOTOS/REPRODUÇÃO: MARCELO BORGONGINO)

É um dos locais mais importantes na historiografia carioca. Primeiro, porque foi aí, com a vitória dos portugueses, que se firmou o domínio luso na cidade; depois, porque foi neste solo que caiu ferido mortalmente seu fundador Estácio de Sá. A igreja do Outeiro da Glória também é o lugar onde foram batizados todos os membros da Família Imperial brasileira.

A Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém é uma associação de fiéis leigos aberta aos eclesiásticos, estabelecida com base no Direito Canônico, à qual é confiada, pelo Soberano Pontífice, a missão especial de assistir a Igreja da Terra Santa e de estimular em seus membros a prática da vida cristã. Somente a Santa Sé tem competência para erigir associações públicas, universais e internacionais de fiéis.

Uma vez que seus membros estão dispersos além das fronteiras nacionais e diocesanas e possuem um estatuto aprovado e promulgado pela Santa Sé, a Ordem é claramente uma associação pública internacional de fiéis. Isto é decorrente das normas comuns do Direito Canônico, das disposições eclesiásticas particulares e das disposições do estatuto da Ordem.

A Ordem tem uma estrutura hierárquica, com o governo do Cardeal Grão-Mestre, que é nomeado diretamente pelo Papa. O Grão-Mestre recebe a colaboração do Grande Magistério, o qual, de acordo com o Patriarca Latino de Jerusalém, define o programa de ação e as operações a favor da estrutura cristã na Terra Santa.

O número de membros ativos da Ordem, ou seja, dos que participam de sua vida no empenho do serviço e da caridade, assumidos no ato de admissão, é de cerca de vinte mil.

(FOTOS/REPRODUÇÃO: MARCELO BORGONGINO)

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens