Fechar
Buscar no Site

Alumar é destaque no Prêmio Benchmarking Brasil

A Alumar é referência em gestão ambiental

pelo instituto brasileiro Mais Projetos, Gestão e Capacitação Socioambiental

O Consórcio recebeu o Prêmio Benchmarking Ambiental com o case “Redução da pegada hídrica por meio de parceria sustentável entre empresas para utilização de efluentes industriais no processo produtivo”. Concorreram 30 cases e a Alumar conquistou o primeiro lugar.

O projeto da Alumar consiste no reaproveitamento de parte dos efluentes, tratados pela Ambev, que antes eram descartados no Rio Pedrinhas. A água é bombeada até uma lagoa de sedimentação da fábrica da Refinaria, que reaproveita cerca de 3.100m³ de litros de efluentes. Dessa forma, o Consórcio deixa de captar água subterrânea e reaproveita parte do que a Ambev descartaria no rio. Em dezembro de 2012, a fábrica deixou de consumir, por dia, mais de 2.100m³ de litros de água subterrânea, um ganho ambiental importante para a Alumar.

Prêmio Benchmarking Ambiental reconhece e certifica iniciativas ambientais desenvolvidas por empresas dos diversos segmentos do Brasil. O Instituto desenvolve programas focados na conscientização, educação e aplicabilidade do conhecimento organizacional.alumar Bench Brasil Final (1)

Para o diretor da Alumar, Nilson Ferraz, o prêmio representa o grande comprometimento de todos com as questões ambientais. “Esta é uma conquista de todos os funcionários do Consórcio. Nos honra receber um prêmio que ratifica a atuação responsável da empresa no cuidado com o meio ambiente e as comunidades onde estamos inseridos”, destacou Nilson.

Representando a Alumar, participaram da solenidade de premiação, que aconteceu em São Paulo, no último dia 1º, o engenheiro Adonay Souza e o técnico em processamento e projetista dos lagos, Alenilton Silva, e como representantes da Alcoa, o gerente de Sustentabilidade, Fábio Abdala, o analista de Sustentabilidade, Guilherme Pescim e a estagiária, Mariana Oliveira.

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) é um dos maiores complexos industriais de produção de alumínio primário e alumina do mundo e utiliza a melhor tecnologia disponível tanto nos seus processos de manufatura quanto nos sistemas de controle, de proteção e de gerenciamento ambiental.

 Inaugurado em Julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto Alcan e BHP Billiton, desempenhando um papel importante no Maranhão.

A Alumar estrutura o seu modelo de negócios apoiada no conceito de sustentabilidade, incorporando no seu dia a dia critérios que asseguram o sucesso econômico, a excelência ambiental e responsabilidade social.  Um dos pilares desse modelo é o Sistema de Gestão da Alcoa (ABS) que busca a melhoria contínua na qualidade do sistema produtivo, diminuir custos, reduzir o tempo de produção e melhorar as condições de saúde, segurança e meio ambiente no local de trabalho. Para a Alumar, as pessoas estão em primeiro lugar.

O Consórcio tem 90% de funcionários maranhenses e centenas de fornecedores locais. Graças às iniciativas no campo da responsabilidade social.

O sistema de gestão da Alumar é integrado, englobando a gestão de qualidade, gestão de saúde, segurança, meio ambiente, gestão social e foi estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR 14001, OHSAS 18001 e SA 8000. Dessa forma, a ALUMAR está colocada entre as empresas de mais alta reputação nos mercados mundiais, como líder em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens